• COMPARTILHE !

    Bookmark and Share
  • Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

    Junte-se a 1 outro seguidor

  • Twitter

    • A Bug Busters Tecnologia marcou presença em mais um encontro GPESP, apoiando empreendedores de São Paulo em somar … ift.tt/2sqbMus 1 month ago
    • @zohocares Help me to get my referral bonus. All "green checks" are ok but the Credited Status don't! administrador @koumei.com.py 1 month ago
    • @zoho Didn't give the referrals ! Our customer send a referral to another company, the second did everything but they didn't credit it ! 2 months ago
    • Ataque mundial em massa ! É bom nos acostumar com isso ! Antes uma camada mais simples de antivirus era suficiente… ift.tt/2q9XvzV 3 months ago
    • A Bug BusterS esteve presente como uma das apoiadoras do 5°encontro GPESP. Somos mais de 200 empresas trabalhando … m.youtube.com/watch?feature=… 5 months ago
  • RSS Blog Pessoal – Wellington Watanabe Filho

    • 5 dicas de empreendedores para unir inovação ao lucro 03/05/2011
      Olá PessoALL, Estava pesquisando um pouco sobre inovação e me deparei com um artigo da Ernst & Young que eu já havia replicado no passado. Lições que com certeza continuam válidas. ——————————- “Com base nos relatos dos empreendedores, a Ernst & Young destacou ainda as cinco lições para conectar inovação e lucro. Confira: 1. Não [&hellip […]
    • Leitura: Recomendação de leitura sobre Inovação 29/04/2011
      Olá PessoALL, Estava revendo alguns posts antigos de um outro blog e achei um artigo publicado por um amigo e professor, que tive o prazer de conhecer durante o MBA na FAAP, Maurício Andrade de Paula, sobre o tema inovação. Na mesma linha do Waldez Ludwig, o Maurício traz a tona a importância de começarmos [&hellip
    • Depoimento de José Galló, CEO da Renner, sobre empreendedorismo ! 26/04/2011
      Hi All, É sempre bom rever um vídeo com o depoimento do José Galló, CEO da Renner, sobre a importância e o que seria, na visão dele, o “empreendedorismo” e sua importância para o país. Com certeza uma visão que só acrescenta ao tema, com o peso da experiência de um profissional com a bagagem [&hellip
    • Smarter Planet – IBM por um planeta mais inteligente 19/04/2011
      Sempre inovando, a IBM mantém um programa com o objetivo de promover a sustentabilidade através da aplicação da tecnologia em todo o planeta, buscando idéias mais inteligentes e efitivas. A Smarter Planet é uma visão da IBM que visa um disseminar novas maneiras de interação tecnológicas para o progresso do planeta. Cada interação representa a chance [&he […]
    • [Artigo] Quantas opções você fornece ao seu cliente ? 15/04/2011
      Todo empreendedor deve ser um vendedor na maior parte do tempo, por isso, seguirão alguns posts sobre dicas de vendas e marketing para ajudá-los a se manter atualizados. Para os executivos de negócios, acreditam que, mesmo em outras áreas, o que importa para sua empresa é algo diferente de vendas ? Atualizem-se, mudem o discurso, [&hellip

Software gratuito ajuda criar um plano de negócios para sua empresa

Fonte: PC World

Imagine a seguinte situação: alguém na sua empresa tem uma idéia interessante que, para sair do papel e se tornar viável, exige a obtenção de recursos junto a alguma instituição financeira. Ao apresentar seu pedido ao banco, o gerente de sua conta pergunta se você possui um plano de negócios para apresentar.

Plano de negócios? Não sabe o que é isso? Tal denominação vem do inglês – business plan – e corresponde a um conjunto de informações muito bem estruturado e detalhado do que se deseja alcançar.

Nele, devem constar os objetivos, os cenários e oportunidades que justificam essa iniciativa, riscos envolvidos, recursos necessários (materiais, humanos e financeiros); mercados atuais e futuros, estratégia de vendas e muito mais.

Pode parecer exagero, mas essas exigências podem ser cruciais no processo de convencimento da instituição financeira, possíveis sócios ou investidores, fornecedores e até potenciais clientes a “comprarem” sua idéia. Mas um plano de negócios não serve apenas para isso.

Ao conhecer em profundidade tudo o que está relacionado a uma determinada idéia, o empresário reduz as chances de cometer erros e a ferramenta ajuda a antever situações que podem ser melhor controladas antes de a idéia entrar na fase de execução.

Só que elaborar um plano desse tipo a partir do zero não é tarefa simples. O Sebrae/SP oferece uma ferramenta de apoio gratuita, denominada SPPlan, que o guiará na criação de um plano de negócios de qualquer tipo.

Na realidade, esse software incorpora uma infinidade de funções que podem auxiliar um empreendedor a criar uma empresa a partir do zero. Contudo, vamos nos ater aqui às etapas relacionadas à elaboração de um plano de negócios genérico, mas você pode explorar o aplicativo à vontade.

Instalação e execução

Para fazer o download do SPPlan, você deverá preencher um pequeno cadastro que exige CNPJ válido e aceitar os termos do contrato de licença do software. Depois no clique no arquivo baixado e siga os passos do instalador.

Escolha a opção Típica e defina o local onde o software será instalado. Ao final do processo, terá sido criada uma pasta no menu Iniciar, Programas do Windows chamada SP Plan v1.2 e.

Clique em Iniciar Aplicação. Como o aplicativo é baseado em web, será aberta uma janela nova em seu navegador padrão, com uma breve apresentação do software.

Role a tela até o final e verá três ícones distintos, que dão acesso às Instruções para Preenchimento do Plano; Dicas para a Elaboração do Plano e Iniciar a Aplicação – este é o ícone mais confuso, já que o símbolo utilizado é comumente usado para sair de um software ou serviço.

Recomendamos gastar um tempo navegando pelas duas primeiras opções, que trazem dicas importantes para a elaboração de um plano de negócios mais completo. No box abaixo, você encontrará informações importantes que podem ajudá-lo também.

Clique em Iniciar a Aplicação e depois no botão OK. Na janela de login, utilize o usuário admin e a senha admin e clique no botão login/Entrar.

Para alterar tais parâmetros, clique na aba Ferramenta, Alteração de dados cadastrais e faça as modificações necessárias (imagem abaixo) – anote a nova senha e não se esqueça de salvar as alterações.

Segurança: altere os dados padrão de acesso, como usuário e senha

A aba Ferramenta também dá acesso à opção Cadastros. Utilize-o para adicionar informações sobre a empresa e usuários do SPPlan, atribuindo funções específicas a cada um deles. Observe que é possível usar o software para gerir projetos de mais de uma empresa.

Uma vez cadastradas as informações gerais sobre a empresa e os usuários do aplicativo, clique na aba Plano de Negócios e depois em Novo para criar um plano a partir do zero. É a partir desta aba que se tem acesso a planos que já tenham sido definidos.

Forneça as informações solicitadas, tendo o cuidado de especificar com precisão, clareza e foco cada item do plano. Esta é a tarefa mais burocrática do trabalho, por isso, não tenha pressa em terminá-la.

O esforço despendido nessa fase, que inclui até mesmo a escolha das palavras e termos a serem utilizados, é fundamental.

Erros primários como equívocos ortográficos e gramaticais podem depreciar uma ótima idéia. Por isso, revise, revise e revise seu projeto antes de apresentá-lo a alguém.

Um botão denominado Mapa do Plano de Negócios (identificado por um pequeno globo azul) dá acesso a uma visão geral do plano que está sendo trabalhado.

Esse mapa traz, detalhados, itens importantes que podem ou não ser adequados ao seu projeto, mas que ajudarão a não deixar de lado elementos importantes. Escolha os itens que melhor se adéquam à sua realidade, clicando no ícone do lápis & papel para que ele seja adicionado ao seu plano de negócios.

Todos os itens selecionados ficam visíveis na página Estrutura do Plano de Negócios. Utilize-a para preencher com as informações necessárias. Clique na opção desejada no quadro localizado no topo da página e complete os dados na parte inferior.

Completada a elaboração do seu plano de negócios, você pode obter uma versão impressa, em PDF. Confira se está tudo correto e boa sorte.

Anúncios

4 Respostas

  1. Onde está localizado o cadastro para poder ter acesso ao software?

    • Olá Ricardo, tudo bom?

      Acho que sobre esse software você conseguirá qualquer tipo de informação no link a seguir, e respostas para outras questões que possam existir com o desenvolvimento do seu Plano de Negócio.

      Se tiver mais interesse e quiser buscar numa excelente literatura sobre Plano de Negócio, recomendo o Livro “O Segredo de Luísa” de Fernando Dolabela, Editora de Cultura.

      Boa sorte.

  2. Eu to muito atrazado. Porque eu acho que esse software nem eseste mais, tento acessa e nada.Se não eseste mais pra que deixa isso ai meu ajente perde um tempo precioso,agora se eseste ainda esse software gratuito de plano de negocios atualiza isso e facilita a localização.O ENTÃO TIRA ISSO DAI MEU.SO PORQUE E GRATIS…….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: